Autores - Jacques Vallée e a História de Internet

Hoje em dia (Junho de 2018) estamos costumados a usar os smartphones e os computadores quase em todo momento e lugar, e parece algo normal, como falar ou respirar, mas o facto é que há só 20 anos quase ninguém tinha telemóvel e ainda menos email ou facebook.

Isto pode parecer trivial, mas é algo que tem mudado profundamente a forma de nos relacionar com outras pessoas e o nosso entorno, e cada vez há mais estudos sérios que dão a entender que a mudança não tem sido para bem, em vez disso, as pessoas que estão todo o dia coladas ao smartphone cada vez lêem menos e percebem pior o pouco que lêem, tem relações sociais mais superficiais e até problemas de vista devido à luz dos ecrãs.

Por exemplo, há só uns dias li este interessante artigo do antigo Vice-Presidente do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, o Senhor Adrião Simões Ferreira da Cunha, onde diz, entre outras coisas:

retrato do Senhor Adrião Simões Ferreira da Cunha, antigo Vice-Presidente do Instituto Nacional de Estatística de Portugal

As tecnologias da informação e comunicação do mundo moderno, infelizmente, fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de lado, originando jovens cada vez mais desinteressados dos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres e conhecimentos muito escassos no dia-a-dia.

A importância da cultura para o exercício da cidadania
Adrião Simões Ferreira da Cunha
antigo Vice-Presidente do Instituto Nacional de Estatística de Portugal

Não é algo novo, já no ano 2008, o prestigioso jornalista Nicholas Carr, frequente colaborador do New York Times e o Wall Street Journal, publicou o seu polémico artigo intitulado "está o Google a tornar-nos estúpidos?", 10 anos depois, tudo parece indicar que não andava muito errado.

O facto é que é um tema complexo e delicado, ninguém gosta de ouvir que ele/a e os seus filhos/as estão a ficar cada vez mais ignorantes, menos inteligentes e com uma vida social mais fictícia, mas para quem tenha interesse em entender "a nova sociedade tecnológica" em que vive, é importante estudar o problema desde o começo, isto é, desde o início dos computadores na nossa sociedade.

Curiosamente há poucos livros que tratem de esta tema de forma séria, em português nenhum que eu saiba, mas afortunadamente, um dos cientistas que criou a Internet, o Doutor Jacques Vallée, escreveu vários livros a contar a historia de Internet e os computadores desde o começo, precisamente porque achou (no ano 1982) que com o tempo as novas gerações precisariam de estudar esta história para entender a sua realidade presente.

Jacques Vallée in a conference

Dos seus livros relacionados com a história de Internet, os mais importantes são os dois primeiros de esta lista:

  • O coração da Internet: publicado por primeira vez em 1983, revisado em 2003: é o mais actualizado, uma leitura muito amena e interessante, acho que teria de se ensinar nas escolas públicas.
  • A revolução da Internet: publicado por primeira vez em 1982: embora seja um bocado antigo, não está para nada obsoleto, poderia-se dizer que é "Filosofia aplicada às tecnologias da informação", especialmente interessante para quem trabalha no sector IT.
  • "Electronic Meetings" e "Computer Message Systems", estes dois livros não consegui encontrar-os, mas acho que têm de ser também interessantes.

Se tem interesse em ler os dois primeiros livros e não os consegue encontrar, pode-me dizer e tentarei partilhar os meus com você, também se encontra os 2 últimos agradeceria me enviasse uma copia.

Além destes livros, este mesmo autor tem escrito dezenas de outros títulos também muito interessantes e valiosos, pode-se pesquisar toda a sua bibliografia no seu site web.

Contato

MalBusca.PT © 2018